Inteligencia emocional
Recompensas e punições
Para poderem funcionar dentro de certos padrões de operação, as organizações dispõem de um sistema de recompensas (isto é, de incentivos para estimular certos tipos de comportamento) e de punições (isto é, de castigos ou penalidades – reais ou potenciais - para coibir certos tipos de comportamento) para balizar o comportamento das pessoas.
O sistema de recompensas inclui o pacote total de benefícios,que a organização coloca à disposição de seus membros, e os mecanismos e procedimentos pelos quais estes benefícios são distribuídos. Por outro lado, o sistema de punições inclui uma série de medidas disciplinares que visam a orientar o comportamento das pessoas que se desvie dor]s rumos esperados, bem como prevenir sua repetição (advertências verbais ou escritas), ou ainda, em caos extremos, castigar sua reincidência(suspensões do trabalho) ou afastar o autor do convívio dos demais(desligamentos da organização).
Ambos, o sistema de recompensas (salários, benefícios, promoções etc.) e o de punições (ações disciplinares etc.) constituem os fatores básicos que induzem o indivíduo a trabalhar em benefício da organização. Tradicionalmente, pressuposição é de que as recompensas são fatores escassos e jamais deverão exceder as contribuições e os recursos previamente alocados na organização.
As recompensas proporcionadas pela organização enfatizam principalmente a excelência do serviço e o grau de responsabilidade do funcionário. A maioria das organizações adota dois tipos de recompensas aquelas que estão diretamente vinculadas ao critério dos objetivos de realização empresarial – como