Inteligencia competitiva
1) Na afirmativa “RECURSOS HUMANOS: UM ATIVO QUE VALE A PENA GERENCIAR”, existe a quebra de um paradigma. Qual o paradigma? Explique?
A quebra do poder centralizado, onde a empresa passa a da voz de decisão aos funcionários, baseado no engajamento, e autonomia, promove a descentralização e valoriza os subordinados, deixa de ser uma empresa vertical e passa a ter uma estrutura horizontal.
2) O sucesso na gestão de pessoas pressupõe políticas de recrutamento, seleção, treinamento e retenção dos funcionários. Dê exemplos de 2 políticas exitosas abrangendo esses processos ?
Hoje as empresas estão cada vez mais investindo no processo de seleção e recrutamento, tanto para obter novos funcionários qualificados, quanto para aumentar o conhecimento dos funcionários que já estão na empresa há bastante tempo. Nesse caso podem-se enquadrar empresas que utilizam esse processo de recrutamento para seleção interna, ou seja, existe uma vaga e a empresa abre oportunidades para os funcionários, para que eles possam ter o direito de concorrer a esse tipo de vaga. Outro meio também que pode-se observar são as empresas que utilizam esses processos para obter resultados satisfatórios para a empresa, pois poderá verificar o índice de desempenho de cada funcionário, onde obtêm maior retorno significativo para a empresa, onde será analisado também um possível retorno para o funcionário, como por exemplo: aumento.
3) Por que a gestão de equipes auto dirigida exige da parte do Gestor ações desafiadora?
Porque a equipe esta cada vez mais qualificada, ou seja, eles possuem autonomia de tomar decisões sobre determinados processos, gerando assim redução de supervisão, ocasionando assim ao gestor um serio problema. O gesto terá que ter ênfase nos serviços não nas regras, ter uma visão, mas humanizada, criar vínculos de relacionamento, distribuir liderança, ter confiança na autoridade de seus subordinados, os funcionários por ter