Intelig Ncias M Ltiplas
A teoria da Inteligência múltipla de Howard Gardner revolucionou ao ultrapassar a noção comum de inteligência como “capacidade ou potencial geral que cada ser humano possui em maior ou menor extensão” e ao questionar a suposição de que a inteligência “possa ser medida por instrumentos verbais padronizados como teste de respostas realizadas com papel e lápis”.
O autor define inteligência como “a capacidade de resolver problemas ou de criar produtos que sejam valorizados dentro de um ou mais cenários culturais”.
Segundo a teoria das inteligências múltiplas a serie da capacidade dos seres humanos, podem ser agrupadas em sete categorias ou inteligências abrangentes:
(A) Inteligência lingüística: a capacidade de usar as palavras de forma afetiva, quer oralmente(como Martin Luther King, líder da luta contra a segregação racial no Estados Unidos da America no discurso “i have a dream” , proferido na Marcha para Washington) quer escrevendo (como George R. R. Martin o homem que realizou o impossível: escrever uma obra que se equiparasse ao legado de Tolkien).
(B) Inteligência intrapessoal: o conhecimento e a capacidade de agir adaptativamente (com base neste conhecimento pessoas que possuem esta forma de inteligência possuem Autoconhecimento, Tende a ser diferente do habitual nas pessoas, Tem um senso do eu bastante desenvolvido e etc).
(C) Inteligência interpessoal: a capacidade de perceber e fazer detenções no humor, intenções, motivações e sentimentos de outras pessoas (como são desenvolvida e trabalhada nos professores, terapeutas, políticos e líderes religiosos para conseguirem alcançar empatia de pessoas subordinadas a eles).
(D) Inteligência lógico matemática: a capacidade de usar os números de forma efetiva e de raciocinar bem (como pessoas que procuram resolver de forma metódica e persistente).
(E) Inteligência musical: a capacidade de perceber, discriminar, transformar e expressar formas musicais (como um critico musical, musicista,