Intelig Ncias M Ltiplas
Curso:Pedagogia
Professora: Giovanna Aurilio
Alunas: Amanda Canto,Delzimar Lima,Franciele Moreira,Fabiana Xavier,Ingrid Maddison,Juliana Gomes,Marta Eliane,Renata Giselly,Rosilane Santos,Sabrina dos Santos,Suelen Ribeiro e Thais Pestana
Inteligências Múltiplas
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida pelo psicólogo Howard Gardner. Depois de muitos anos de pesquisas com a inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro do homem possui oito tipos de inteligências. Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém as condições ambientais (escola, família, região onde mora) não oferecem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente este indivíduo será um músico. As inteligências são:
Lógico-matemática – É a inteligência que determina a habilidade para raciocínio dedutivo, em sistemas matemáticos, em noções de quantidade, além da capacidade para solucionar problemas envolvendo números e demais elementos matemáticos. Essa é a inteligência que tem presença muito forte em matemáticos, engenheiros, bancários, contadores entre outros.
Linguística ou Verbal – Manifesta-se na habilidade para lidar criativamente com as palavras nos diferentes níveis da linguagem. Particularmente notável nos poetas e escritores, é desenvolvida também por oradores, jornalistas, publicitários e vendedores por exemplo. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir ideias.
Musical – Esta inteligência se manifesta na habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma discriminação de sons, habilidade para perceber sensibilidade para ritmos, timbres e habilidade para reproduzir músicas. Músicos, compositores e dançarinos são exemplos dessa inteligência.
Espacial – É a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa, de manipular