Intelig Ncias M Ltiplas
Denomina-se inteligências múltiplas à teoria desenvolvida por Gardner, ela se baseia-se em três partes:
A primeira diz que “as pessoas não são iguais” elas são diferentes .
Gardner afirmou que o conceito de inteligência não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades humanas. A segunda é decorrente da anterior diz que : no processo educacional funcional co maior eficácia se tais diferenças são levadas em consideração e não negadas .
Na terceira diz que: não é possível no nível teórico tratar todas as pessoas iguais de inteligência.
Estabelecidos os critérios acima, a pesquisa identificou e descreveu sete tipos de inteligência nos seres humanos, e, no início da década de 1980, obteve grande eco no campo da educação.
São elas: Lógico-matematica = É a capacidade de confrontar e avaliar objetos e abstrações, discernindo as suas relações e princípios subjacentes. Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. Cientistas, Engenheiros, Programadores contadores possuem esta característica.
Lingüística = Caracteriza-se por um domínio e gosto especial pelos idiomas e pelas palavras e por um desejo em os explorar. É predominante em poetas, escritores, lingüistas, Jornalistas , Professores e advogados.
Musical = Identificável pela habilidade para compor e executar padrões musicais, executando pedaços de ouvido, em termos de ritmo e timbre, mas também os escutando e discernindo-os. Pode estar associada a outras inteligências, como a lingüística, espacial ou corporal - Cinestésica. É predominante em compositores, maestros, músicos.
Espacial = Expressa-se pela capacidade de compreender o mundo visual com precisão, permitindo transformar, modificar percepções e recriar experiências visuais até mesmo sem estímulos físicos. É predominante em arquitetos, artistas, escultores, cartógrafos, geógrafos, navegadores e jogadores de xadrez
Corporal – Cinestésica = Traduz-se na maior capacidade de