TRABALHO As Intelig Ncias M Ltiplas
A teoria das inteligências múltiplas surgiu a partir da insatisfação da QI como medidor da inteligência humana no século XX, fazendo assim surgir uma proposta mais revolucionária por Howard Gardner, psicólogo e professor norte americano. GARDNER (1995, p.14) entende por inteligência “a capacidade para resolver problemas ou elaborar produtos que sejam valorizados em um ou mais ambientes culturais ou comunitários”. Enquanto o teste do QI media a capacidade intelectual lógica e linguística que se tornavam as únicas determinantes no sucesso escolar e as mais valorizadas na sociedade, Gardner considerou as outras tantas inteligências que segundo ele poderiam ser consideradas natas, ou seja, já nascer com o ser humano e outras, serem desenvolvidas no decorrer de sua vida, onde o meio e/ou a sociedade poderiam ter forte influência sobre elas.
2 Desenvolvimento
Através de suas muitas pesquisas Gardner identificou as inteligências linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal, intrapessoal, natural e existencial como sendo as inteligências múltiplas. Embora elas sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, raramente funcionariam de forma isolada.
1. Inteligência linguística- É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, transmitir ideias.
2. Inteligência lógico-matemática- Habilidade para resolver problemas e lidar com séries de raciocínios.
3. Inteligência espacial- Capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa.
4. Inteligência musical- Habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical.
5. Inteligência cinestésica- Habilidades em resolver problemas ou criar produtos através do uso de parte ou de todo o corpo.
6. Inteligência interpessoal- Habilidade para compreender e responder adequadamente a temperamentos, humores e desejos de outras pessoas.
7. Inteligência intrapessoal- Capacidade de autoconhecer, automotivar, tendo acesso aos próprios sentimentos, sonhos,