INTELIG NCIAS M LTIPLAS Pratica Educatia1
372 palavras
2 páginas
UFCG -LETRAS- UALAlunas:
Abigail Farias, Maria José, Raquelly Moreira, Renale Teixeira
TIPOS DE INTELIGÊNCIAS
Introdução oFormado americano
no campo da psicologia e da neurologia, o cientista norte
Howard
Gardner
causou
forte
impacto
na
área
educacional com sua teoria das inteligências múltiplas, divulgada no início da década de 1980. Seu interesse pelos processos de aprendizado já estava presente nos primeiros estudos de pósgraduação, quando pesquisou as descobertas do suíço Jean Piaget
(1896-1980).
Lógico matemática
Linguística
Naturalista
Interpessoal
Intrapessoal
Corporal
Espacial
Musical
Trabalho dos gênios oA primeira implicação da teoria das múltiplas inteligências é que existem talentos diferenciados para atividades específicas. O físico Albert Einstein tinha excepcional aptidão lógico-matemática, mas provavelmente não dispunha do mesmo pendor para outros tipos de habilidade. O mesmo pode ser dito da veia musical de Wolfgang Amadeus Mozart ou da inteligência físico-cinestésica de Pelé. Por outro lado, embora essas capacidades sejam independentes, raramente funcionam de forma isolada. O papel do Professor o Gardner defendia que os professores seriam liberados para fazer o que deviam, ou seja, ensinar o assunto em seu estilo de ensino preferido, e o professor mestre faria a supervisão e a orientação de professores inexperiente, garantindo que a equação aluno-avaliação-curriculo-comunidade estivesse adequadamente equilibrado.
o
O maior desafio é conhecer cada criança como ela realmente é, saber o que ela é capaz de fazer e centrar a educação nas capacidades, forças e interesses dessa criança.
Métodos de Ensino o Cada criança tem inclinações diferentes nas oito inteligências, de modo que qualquer estratégia específica provavelmente será muito bem-sucedida com um grupo de alunos e nem tão bem-sucedida com outros.
Devido a essas diferenças individuais entre os alunos, os professores devem usar uma ampla variedade de