Intelig Ncias M Ltiplas
A teoria das inteligências múltiplas foi desenvolvida por um Psicólogo norte-americano Howard Gardner, depois de muitas pesquisas sobre inteligência humana, o psicólogo concluiu que o cérebro humano possui oito tipos de inteligências, porém, a maioria das pessoas possuem uma ou duas das inteligências desenvolvidas, segundo o psicólogo, são raríssimos os casos em que a pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas, também são raros os casos em que não se possui nenhum tipo de inteligência. Ele afirma que a inteligência apresenta-se em duas formas. Algumas pessoas já nascem com determinadas inteligências, ou seja, a genética contribui, porém, as experiências vividas também contribuem para que esse desenvolvimento ocorra. Os estímulos e o ambiente social são importantes no desenvolvimento de determinadas inteligências. Se uma pessoa, por exemplo, nasce com uma inteligência musical, porém, as condições ambientais(escola, família, região onde mora) não oferecerem estímulos para o desenvolvimento das capacidades musicais, dificilmente esse individuo será um músico. As inteligências nas quais o Psicólogo se refere são: Lógica, linguística, corporal, naturalista, intrapessoal, interpessoal, espacial e musical.
Lógica: é a inteligência voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. Pessoas com essa inteligência possuem facilidade em explicar as coisas utilizando-se de fórmulas e números, costumam fazer contas de cabeça rapidamente.
Linguística: Capacidade elevada para utilizar a língua para a comunicação e expressão. São geralmente ótimos oradores e comunicadores, além de possuírem grande facilidade de aprendizado de idiomas.
Corporal: Grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar. Um campeão de ginástica olímpica ou dançarino famoso com certeza possui esta inteligência bem desenvolvida.
Naturalista: Voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza( físicos, climáticos, astronômicos, químicos).