aditivos
Os aditivos são compostos utilizados no concreto e na argamassa para modificação dos mesmos no material fresco ou mesmo endurecido, de acordo com a necessidade de obtenção de características especiais.
Muitos já o consideram um dos componentes do concreto, além do cimento, água e agregados. Possui como objetivo principal ‘ampliar as qualidades’ e ‘minimizar os pontos fracos’ do concreto.
Os cuidados requeridos referem-se ao prazo de validade, conservação dos mesmos, momento, forma e quantidade da utilização.
2.1 Aceleradores
Os aditivos aceleradores alteram o tempo de pega e desenvolvimento de endurecimento e hidratação, facilitando a dissolução da cal, da alumina e sílica, além de permitir a moldagem do concreto em temperaturas mais baixas. Geralmente empregados na indústria de pré-moldados, em obras de reforço e recuperação, em obras que necessitam de rápida liberação e podem ainda nos concretos destinados à grandes estruturas. A velocidade de aceleração varia de acordo com a composição química e a finura do cimento. Sua utilização pode aumentar o risco de formação de eflorescências e ainda diminuir significativamente a resistência final à compressão do concreto.
2.2 Agentes redutores de água e reguladores de pega
Agentes redutores de água possuem como função plastificar o concreto sem adição de água, reduzindo a quantidade de água utilizada de 5 a 10 % e até mesmo a de cimento. O uso ainda aumenta a trabalhabilidade, a resistência inicial e final, mantem a resistência mecânica, redução do custo, benefícios ecológicos gerados pelo produto e sem alteração do tempo de pega. Entretanto, se houver a utilização em excesso há o retardo da pega.
São compostos de sais, derivados de ácidos lignossulfonicos, ácidos carboxílicos hidroxilados, compostos polihidroxilados, polissacarídeos e modificações destes compostos. Os aditivos reguladores de pega afetam o tempo da pega e o endurecimento do concreto, são eles os aceleradores, mostrado acima, e