Intelig ncia organizacional
FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA
DISCIPLINA: PSICOLOGIA
PROFESSORA: EULINEIDE
INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL
Caio Ruben Barros de Abreu
Teresina, 09 de maio de 2015
Inteligência organizacional (privada ou pública)
O termo inteligência organizacional é oriundo do termo inteligência empresarial que é definido como um sistema de monitoramento de informações internas e externas direcionadas ao êxito ou sucesso das organizações. Esse termo superou o termo inteligência competitiva.
É íntima a relação entre a inteligência das pessoas, a inteligência organizacional e a elaboração dos objetivos, a formulação das estratégias e a implementação das ações organizacionais.
A sinergia das funções organizacionais, a adequação das tecnologias disponíveis, a elaboração do planejamento estratégico organizacional e do planejamento estratégico de informações (incluindo sistemas de informação e tecnologia da informação), a gestão da informação, a gestão do conhecimento e a prática da inteligência competitiva nas organizações favorecem a inteligência organizacional.
Como exemplo provocativo, uma organização pública inteligente atende educadamente o cidadão, um posto de combustível inteligente também pode abastecer veículos, um hotel inteligente pode inclusive hospedar clientes, uma farmácia inteligente pode até mesmo vender remédios e assim por diante. Em contrapartida, se essas organizações, respectivamente, apenas atender educadamente o cidadão, apenas abastecer combustíveis, hospedar pessoas e vender remédios, não utilizam o conceito de inteligência organizacional. Por outro lado, atender mais que educadamente o cidadão, ter uma loja de conveniências no posto de combustível, um restaurante no hotel e outros produtos na farmácia, não significa que essas organizações são inteligentes.
Nesse sentido, com base nas informações e conhecimentos sistematizados, personalizados e oportunos, nas decisões e ações competentes e na