Intelegencia emocional
A inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas. A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas. Desta forma pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão, gentileza têm mais chances de obter o sucesso.
As pessoas com inteligência emocional são optimistas, tem auto-estima, são capazes de entender as outras pessoas de modo empático e eficaz. No mundo actual, tão competitivo, é indispensável conhecermos o comportamento humano. É preciso reconhecer atitudes racionais e emotivas e as necessidades básicas, tanto em nós como nos outros.
Ao mudar as atitudes internas das suas mentes, o ser humano pode mudar aspectos externos da sua vida. A inteligência emocional é simplesmente o uso inteligente das emoções. É fazer, intencionalmente, com que suas emoções trabalhem a seu favor.
Para saber lidar com nossas emoções, precisamos descobrir como elas são processadas na nossa mente. A Inteligência Emocional é saber viver com as emoções e não viver em função delas. A humanidade sempre viveu em função das emoções.
Sentimentos e Emoções, se observarmos ao termo Inteligência Emocional e dividirmos ambas as palavras, teremos a noção de “inteligência” mais “emoção”, é como se pensássemos com as nossas emoções. Um pensamento um pouco invulgar, afinal o que é isso “pensarmos como as nossas emoções?” Antes de falarmos sobre o conceito de inteligência emocional, torna-se necessário debruçar na denominação de emoção.
A emoção está relacionada a sentimentos. A palavra sentimento vem de sentir, sensível, sensação, sensibilidade. No nosso dia-a-dia estamos constantemente a empregar a palavras “sensibilidade”, somos sensíveis ao frio, ao calor, sensíveis a críticas, sensíveis à mentira, etc. … Se tocar num objecto quente vai sentir calor, se beber água do mar vai sentir um gosto salgado, se cheirar uma flor vai sentir o seu perfume, se o sino tocar,