Resenha crítica: emoções, inteligência e negociação
Pós – Graduação / Gestão do Design
Resenha
Emoções, Inteligência e Negociação
Noemi Barbosa
São Paulo
2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO BELAS ARTES DE SÃO PAULO
Pós – Graduação / Gestão do Design
RESENHA - Interdependência
Disciplina: Design e Sustentabilidade Professor: Antonio Rodrigues
Noemi Barbosa / 07105146
São Paulo
2012
Introdução
Este trabalho teve como objetivo analisar a importância da Inteligência Cognitiva e da Inteligência Emocional nas negociações em contexto empresarial, onde o estudo foi realizado com os gerentes das 500 maiores empresas portuguesas sobre a importância de algumas características da inteligência e o papel da emoção nas negociações.
A negociação é uma tarefa fundamental na atividade empresarial, ou seja, a busca por negociar-se eficazmente é uma competência indispensável para o sucesso de qualquer gestor de empresas.
Embora muitos trabalhos defendam que as características pessoais não influenciem no resultado das negociações, na verdade em negociações mais complexas as características individuais podem ser decisivas na construção de percepções que favoreçam ou desfavoreçam o desenvolvimento da negociação.
Partindo-se desta constatação é possível escolher uma pessoa cujas características pessoais sejam determinantes ao sucesso da negociação.
As características individuais estudadas foram a estrutura moral dos valores sociais, a predisposição para o compromisso, o gênero e a auto-estima. Cada vez mais se reconhece que os aspectos emocionais são essenciais em negociação, sabendo-se que a negociação é uma situação emocional que envolve os participantes.
A Inteligência Cognitiva
Na psicologia humana serve com indicador de capacidade intelectual e representa a inteligência individual no âmbito da investigação em ciências empresariais.
Define-se IC como a