Intelectual
|
Ana Maria Mallman Costi
Isamir Machado de Carvalho
José Alberto Carneiro da C. Cadais
Luís Gonzaga da Silva Filho
Themis de Assis Brasil |
|
1. INTRODUÇÃO |
Este trabalho é o resultado de um estudo de cunho acadêmico, desenvolvido durante a realização do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica do Conhecimento e Inteligência Empresarial, promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em convênio com a Empresa do Ministério da Fazenda (SERPRO), e teve como objetivo central a proposição de um modelo de valoração de soluções em Tecnologia da Informação com base no conceito de Capital Intelectual.
A Gestão do Conhecimento como um segmento dos estudos acadêmicos tem proporcionado às organizações uma nova visão dos seus recursos e alertado para a questão da eficiência empresarial a partir de seus “ativos intangíveis” , dos conceitos de conhecimento e Capital Intelectual, como bens econômicos e importantes para o estabelecimento de estratégias competitivas.
Em sintonia com esses pressupostos a equipe realizou o estudo, mantendo uma relação com as ações e realizações do SERPRO, pertinentes à Gestão do Conhecimento. A escolha do tema “Valoração das soluções em Tecnologia da Informação com base no conceito de Capital Intelectual” foi motivada pela política corporativa de relacionamento com os clientes e comunicação externa. Essa política orienta para a criação da percepção do valor das soluções construídas pelo SERPRO, junto aos clientes, mercado e sociedade.
A aproximação com o SERPRO transformou o estudo numa proposta de modelo para a empresa de soluções em tecnologia da informação, justificada pelo fato de toda a equipe integrar o quadro funcional. Os debates, palestras, seminários e trabalhos em grupos, trataram de questões ligadas ao SERPRO, que é parte interessada na aplicação dos resultados dos estudos do curso.
A condição do SERPRO como patrocinador do curso facilitou os estudos e o acesso