Integração
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
MODELO DE RESUMO (NO MÁXIMO UMA LAUDA)
TITULO DO PROJETO: Observatório de Participação Social nas Organizações Internacionais (OPSI)
NOME DO ALUNO: Maria Graciaria de Santana Carvalho
NOME DO ORIENTADOR E CO-ORIENTADOR (SE HOUVER): Prof. Dr. Edison Rodrigues Barreto Júnior, Profa. Dra. Érica Cristina Alexandre Winand e Prof. Msc. Lucas Miranda Pinheiro.
RESUMO:
O Observatório de Participação Social nas Organizações Internacionais (OPSI) é um projeto de extensão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) lançado no mês de agosto de 2011 após a aprovação deste pela Pró-Reitoria de Extensão da instituição (PROEX) e a concessão de duas bolsas para discentes do projeto.
Por ser um Projeto de Extensão, o objetivo principal do Observatório de Participação Social nas Organizações Internacionais é estudar os atuais níveis de controle social exercido sobre as Organizações Internacionais e, no âmbito prático, incentivar, através da divulgação de nossos estudos, o interesse da sociedade e de movimentos sociais e ONG´s na promoção mais efetiva desse tipo de controle. Tanto num escopo local, quanto internacional, através do estímulo ao debate e a reflexão critica sobre o tema, buscamos apoiar direta ou indiretamente organismos sociais que estiverem dispostos a exercer o papel de canal de controle social.
PALAVRAS-CHAVES: Organizações Internacionais, Sociedade Civil, Controle Social.
AVANÇOS DO PROJETO:
Após a pesquisa das Organizações Não-Governamentais do Estado de Sergipe realizada durante os primeiros meses do projeto, podemos perceber que estas são pouco desenvolvidas, possuindo necessidades imediatas de cunho financeiro, sendo carentes, até mesmo de mantimentos, o que dificulta a sua atuação frente aos canais de controle social nas Organizações Internacionais, como o ECOSOC, por exemplo. Para além do fato de estas ONG´s não terem condições