integralidade
Paulo Werneck
O exclusivo colonial consistia no monopólio do comércio da colônia pela metrópole. No caso do Brasil, os comerciantes portugueses ibéricos compravam as mercadorias brasileiras e as revendiam para os demais países, compravam mercadorias desses países e as revendiam para o Brasil, as diferenças movimentando a economia metropolitana.Esse exclusivo não era total, pois desde a segunda metade do século XVII o exclusivo não se aplicava ao tráfico de escravos entre o Brasil e a África, impulsionado inclusive por capitais brasileiros. O Brasil durante o ciclo do café
No meio desses problemas, o café começa a surgir como a nova fonte de riqueza para o
Brasil. Já na década de 30 do século XIX, o café passa a ser o principal produto de exportação. Cabe observar que, decorridos três quartos de século, a característica dominante da economia brasileira era a estagnação ou a decadência.
O café, que foi introduzido no Brasil no final do século XVIII e embora fosse cultivado em toda parte para fins de consumo local, adquiriu importância comercial quando ocorreu a alta de preços provocada pela desorganização do grande produtor mundial que era o Haiti.
Brasil Colonial
O período colonial brasileiro começou com o desembarque da primeira expedição europeia no atual território nacional e se estendeu até a independência. No decorrer desses três séculos, o Brasil era uma possessão de Portugal, sendo todo o período marcado pela exploração de nossos recursos naturais e humanos em benefício dos lusitanos. A vinda da Família real para para o Brasil:
Ocorreram muitas revoltas pela libertação do Brasil, nas quais muitos brasileiros perderam a vida.
Os que morrem achavam que valia a pena sacrificar-se para melhorar a situação do povo brasileiro. Queriam uma vida melhor, não só para eles, mas para todos os brasileiros.