Integralidade
(Estudo Dirigido)
Estudo Dirigido
Artigo: “O sistema de saúde brasileiro: história, avanços e desafios” Revista LANCET
1.Qual foi a principal transição demográfica ocorrida recentemente no Brasil?
As mudanças nas taxas de mortalidade e morbidade que consequentemente alteraram algumas proporções, como por exemplo, a urbanização, a quantidade de pessoas, a oportunidade de trabalho e estudo que aumentaram. Por fim, as condições de vida que afetaram a saúde e o comportamento de saúde dos brasileiros.
2. Contextualize a reforma sanitária brasileira.
A Reforma Sanitária Brasileira foi proposta num momento de intensas mudanças e sempre pretendeu ser mais do que apenas uma reforma setorial. Almejava-se, desde seus primórdios, que pudesse servir à democracia e à consolidação da cidadania no País.
3. Após a leitura do texto, qual é a sua opinião sobre a saúde suplementar no Brasil? Os planos de saúde privados no Brasil representam um estranho transplante do sistema americano acrescido por uma política do essencialmente equitativo do SUS. Eles refletem a iniqüidade do país.
4. O que é: a atenção básica, secundária, terciária e hospitalar? Dentro dessa estrutura, aonde a sua profissão se enquadra?
Atenção Básica: Tem o objetivo de oferecer acesso universal e serviços abrangentes, coordenar e expandir a cobertura para níveis mais complexos de cuidado bem como implementar ações intersetoriais de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Atenção Secundária: A atenção secundária é pouco regulamentada e os procedimentos de média complexidade frequentemente são preteridos em favor dos procedimentos de alto custo. Também passou a contar com centros de especialidades odontológicas, serviços de aconselhamento para HIV/AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, centros de referência em saúde do trabalhador e serviços de reabilitação.
Atenção Terciária e Hospitalar: Inclui alguns procedimentos de alto custo,