insuficiencia renal
Introdução
A insuficiência renal é o comprometimento de boa parte dos nefros de ambos os rins, interferindo no seu funcionamento. Manifesta-se na forma aguda (IRA) ou crônica (IRC). No Brasil a IRC consiste em um grave problema de saúde pública.
A IR pode ser diagnosticada por meio de exame ultrassonografia dos rins, o qual possibilita visualizar a forma, o tamanho e arquitetura do parênquima renal, indicando a anatomia normal ou alterada do órgão. Ainda, na avaliação de um paciente com suspeita de IR deve incluir exames laboratoriais como dosagens de ureia e creatinina, amostra isolada, proteinúria, microalbuminúria de 12 e 24 horas.
A Insuficiência Renal pode estar associada a várias etiologias no organismo humano, sendo este um dos motivos da importância dispensada à esta doença. A prevenção é a principal ferramenta do médico e quando esta não foi possível, o tratamento visa afastar as principais causas, com investigação das demais e medidas de suporte para manter a viabilidade renal, muitas das vezes com êxito.
Objetivo
Objetivo: Analisar as taxas de mortalidade, internações do ano de 2003 a 2010 e as distribuições das internações por insuficiência renal de acordo com cor e raça em Santa Catarina.
Metodologia
Nos dias .... fomos ao laboratório de informática junto com a professora Cristiane Damiani Tomasi para dar inicio ao trabalho, entramos no site do DATASUS para pegar os dados que utilizemos nos gráficos, utilizamos também o Excel para criar os gráficos, e o PowerPoint para fazer os slide. O trabalho será apresentado no dia 24/11/14
Fundamentação Teórica
Insuficiência Renal
Termo utilizado para definir o mau funcionamento e a incapacidade dos rins de filtrar o sangue, que gera um acúmulo de substancias tóxicas no organismo.
Causas da insuficiência renal:
Infecções;
Desidratação;
Cirurgia;
Choque séptico;
Necrose renal;
Púrpura;
Hipertensão arterial maligna;
Reação após uma transfusão sanguínea;