Insuficiência Renal
A insuficiência renal sobrevém quando os rins não conseguem remover os resíduos metabólicos do corpo nem realizar as funções reguladoras. As substancias normalmente eliminadas na urina acumulam-se nos líquidos corporais em consequência da excreção renal prejudicada, levando a uma ruptura nas funções metabólicas e endócrinas, bem como a distúrbios hídricos, eletrolíticos e ácido-basicos.
Anatomia dos rins
Os rins são dois órgãos, com forma similar a dois feijões, localizados na parte de trás do abdome, filtram 190 litros de sangue por dia, pesam menos de 150 gramas cada um e medem aproximadamente 12 cm. São a força motriz do sistema urinário, um dos 5 sistemas excretores do corpo humano : pulmões , fígado , pele , intestinos e rins.
Cada rim tem um ureter que conduz a urina desde a zona de recolha central dos rins (bacinete ou pélvis renal) até à bexiga. Dali, a urina sai pela uretra para o exterior do corpo, através do pénis nos homens e da vulva nas mulheres.
Função dos rins
Funcionando como filtros altamente seletivos são responsáveis por limpar o sangue das impurezas do corpo. Caso não funcionem corretamente as impurezas se acumulam e a pessoa ficará intoxicada pela ureia e demais substancias toxicas que seu próprio metabolismo produziu (endógenas) ou que a pessoa internalizou (exógenas) como remédios, drogas ou agrotóxicos.
Alem da função vital de filtrar substancias toxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. E , devido ao fato de passar pelo sistema renal todos os líquidos corporais , seu bom ou mau desempenho pode afetar, sem exceção, todos os demais órgãos e sistemas do organismo. Principais funções:
Filtrar todos os líquidos corporais com a produção de urina para exercer sua função principal que é de desintoxicação e excreção;
Eliminar substancias toxicas endógenas oriundas do metabolismo, como por exemplo a ureia e a creatinina;
Eliminar substancias exógenas como medicações, antibióticos, aditivos químicos e drogas;
Manter o