Insuficiencia renal
A insuficiência renal é uma condição patológica devida à perda funcional do rim que é de importante função em qualquer organismo, a perda é mais ou menos, completa ou irreversível. Em virtude da dimensão que esta enfermidade vem crescendo no Brasil e a dificuldade de se obter um diagnóstico preciso e a tempo, com isso aumenta cada vez mais o número de pesquisas para sua prevenção e também para melhores tratamentos. É uma doença bastante estudada e comum, porém fatal caso não seja tratada ou pelo menos não com seus devidos tratamentos. O objetivo do presente trabalho não foi só apontar os sinais clínicos da insuficiência renal crônica ou aguda, mas, também, compreender e avaliar a causa dela.
INTRODUÇÃO
Os rins são dois órgãos (um par), com forma similar a 2 feijões, localizados na parte de trás do abdômen, que são a força motriz do sistema urinário, um dos 5 sistemas excretores do ser humano: pulmões, fígado, pele, intestinos e rins.
Funcionando como filtros altamente seletivos são responsáveis por limpar o sangue das impurezas do corpo. Caso não funcionem corretamente, as impurezas se acumulam e a pessoa ficará intoxicada pela uréia e demais substâncias tóxicas que seu próprio metabolismo produziu (endógenas) ou que a pessoa internalizou (exógenas) como remédio, drogas ou agrotóxicos.
Mas, além da sua função vital de eliminar substâncias tóxicas, os rins também desempenham muitas outras funções. E, devido ao fato de passar pelo sistema renal todos os líquidos corporais, seu bom ou mau desempenho pode afetar, sem exceção, todos os demais órgãos e sistemas do organismo. Confira abaixo as principais funções do sistema renal:
Filtrar todos os líquidos corporais com a produção da urina para exercer sua função principal que é de desintoxicação e excreção;
Eliminar substâncias tóxicas endógenas oriundas do metabolismo, como por exemplo, a uréia e a creatinina;
Eliminar substâncias exógenas como medicações, antibióticos, aditivos químicos e drogas.
A