Insuficiencia cardiaca congestiva
O coração é um órgão vital do organismo humano e animal, e como todos os outros órgãos, possui patologias que o acometem. Em questão este trabalho descrevera sobre a Insuficiência Cardíaca Congestiva Esquerda que é a falha do lado esquerdo do coração, onde o retorno venoso dos pulmões é diminuído, causando edema pulmonar e interferindo na função respiratória. A ICC leva também a diminuição do débito cardíaco, que consequentemente modifica o volume sanguíneo que deveriam chegar a outros órgãos, o primeiro a ser afetado são os rins, que lançam mão de artifícios para ajudar a compensar o déficit do volume sanguíneo. (COLVILLE, T.P. 2010).
Os animais mais acometidos por essa patologia são os cães e os gatos, tendo particularidades raciais e de espécie, onde os gatos apresentam respostas diferentes dos cães. (NELSON, R.W et al. 2006)
Há exames que podem ser feitos para complementar o diagnóstico desta doença, sendo um o ecocardiograma, que permite ver o movimento do músculo cardíaco e valvas, com o acompanhamento da técnica de Doppler pode se identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das câmaras cardíacas. (RADOSTITS, O.M. et al. 2002)
Sendo o objetivo deste trabalho, informar ao leitor noções básicas da anatomia do sistema cardiovascular, características apresentadas por essa cardiopatia e o modo como o organismo reage para voltar ao seu equilíbrio.
2. ANATOMOFISIOLOGIA DO CORAÇÃO
O Coração é um órgão de musculatura específica, músculo estriado cardíaco, oco, envolto pelo pulmão e encontra-se deslocado para o lado esquerdo na cavidade torácica, seu ápice está entre o 5º e 6º espaço intercostal direcionado a região esternal. Dividido em quatro câmaras separadas por septos e valvas, sendo essas câmaras: átrio direito, átrio esquerdo, ventrículo direito e ventrículo esquerdo. (FILIPPI, L.H 2011)
Sua principal função é bombear o sangue com o intuito de nutrir e oxigenar os tecidos além de remover catabólitos.