Insuficiencia Cardiaca congestiva
Definição
A Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) representa o conjunto de sinais e sintomas decorrentes do mal funcionamento do coração, quando este não está sendo capaz de bombear o sangue em direção aos tecidos e suprir a necessidade de oxigênio e nutrientes do organismo.
A insuficiência cardíaca congestiva é freqüentemente a fase final de outra doença do coração como:
Doença Coronariana (levando à angina e ao Infarto agudo do coração)
Hipertensão arterial (que pode se complicar com os derrames cerebrais)
Doença Valvular do Coração (incluindo a doença reumática do coração)
Síndromes Congênitas ("de nascença") do Coração
Miocardiopatias (doença do músculo do coração)
Infarto Agudo do Miocárdio (ataque cardíaco)
Arritmias Cardíacas (problemas onde o coração bate sem controle – mais rápido) mais devagar ou sem ritmo.
Fisiopatologia
O bombeamento insuficiente do coração leva a uma congestão de sangue no interior das veias que chegam ao coração. O acúmulo de sangue nas veias, associado à retenção de líquidos pelos rins, levam ao inchaço (edema) dos tecidos do corpo. O inchaço inicialmente afeta as pernas, mas pode subir e também atingir os pulmões (causando dificuldades para respirar) e em outros tecidos e órgãos (levando à “barriga d’água, dores abdominais, pouca urina, etc.). O cansaço leva à falta de ar, à fraqueza muscular, à diminuição da atividade física e conseqüente invalidez.
Diagnóstico
História clínica de doença coronária do coração, hipertensão, doença das válvulas cardíacas, arritmias, doenças congênitas do coração, cardiomiopatias, e infarto do miocárdio.
Sintomas: incluindo: quantos quarteirões conseguem caminhar sem ter falta de ar, o número de travesseiros que dorme e com que freqüência acorda à noite para urinar. Eletrocardiograma (ECG), radiografia do tórax para conferir a dilatação do coração e os fluidos nos pulmões, ecocardiograma pode ser executado para procurar