Insuficiencia Cardiaca Congestiva
O coração nada mais é que uma bomba que trabalha impulsionando sangue através dos vasos sanguíneos, alternando o movimento de relaxamento e contração (diástole e sístole).
A contração cardíaca ocorre em dois estágios, primeiro os átrios direito e esquerdo se contraem, enquanto os ventrículos direito e esquerdo se relaxam, depois se alternam, onde os ventrículos se contraem e os átrios relaxam.
Esses movimentos contínuos, voluntários e vigorosos fazem com que o sangue seja ejetado para os pulmões para haver a troca de CO2 por O2 e ao mesmo tempo leva o sangue para cabeça e corpo do ser em questão, irrigando todos os órgãos e tecidos.
A partir do estudo fisiológico do sistema cardiovascular, torna-se possível conhecer o sistema em pleno funcionamento, de forma a reconhecer disfunções ou anormalidades, em processos patológicos ou de má formação.
2. Fisiologia Cardíaca Geral
O coração é um órgão composto por tecido muscular estriado cardíaco, o qual através de impulsos elétricos (potencial de ação, despolarização/repolarização), contrai suas fibras musculares transformando-a assim em uma espécie de “bomba”.
Sendo dividido em quatro câmaras cardíacas, átrio direito, ventrículo direito (sangue venoso) e átrio esquerdo e ventrículo esquerdo (sangue arterial). Através de um potencial de ação, o coração recebe impulso elétrico por uma estrutura chamada de nodo sino atrial, localizada na parte superior do átrio direito, e irradia estes impulsos por outras estruturas cardíacas fazendo movimento de contração e relaxamento das quatro câmaras.
Ao receber o impulso no átrio direito, o mesmo irradia para o átrio esquerdo através de um feixe nervoso chamado Feixe Miocárdio Inter Atrial Anterior, o qual e responsável pela contração do átrio direito.
Ainda sobre o nodo sinoatrial, e a partir dele também que se irradiam impulsos para a contração e relaxamento ventricular, impulsos irradiados pelo Feixe Internodal e recebidos por