QUESTÃO SOCIAL E GLOBALIZAÇÃO
ENICLEIDE FERREIRA DA CUNHA
QUESTÃO SOCIAL E GLOBALIZAÇÃO
FEIRA DE SANTANA-BA
2013
ENICLEIDE FERREIRA DA CUNHA
QUESTÃO SOCIAL E GLOBALIZAÇÃO
Trabalho apresentado ao Curso SERVIÇO SOCIAL da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Atividade Interdisciplinar com eixo integrador das disciplinas: Sociologia, Fundamentos Históricos, Teóricos e Metodológicos, Ciência Política e Filosofia.
Orientador: Prof. Marcia Bastos, Giane Albiazzetti, Sergio Goes e Rosane Malvezzi.
FEIRA DE SANTANA-BA
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 O PENSAMENTO CRÍTICO DAS QUESTÕES POLÍTICAS DA SOCIEDADE ATUAL ATRAVÉS DAS MÍDIAS SOCIAIS 4
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS ..10
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo refletir criticamente sobre as reações da questão social e tentar compreende-la hoje no mundo globalizado.
A questão social é produto e expressão da contradição entre capital e trabalho. O complexo da questão social é um desafio histórico estrutural que resulta das contradições concretas entre capital a partir do moderno processo de industrialização capitalista tendo como consequências o empobrecimento da classe trabalhadora, a consciência desta classe a luta politica contra seus opressores. Essa contradição é oriunda do desenvolvimento da sociedade em que o homem tem acesso a cultura, natureza, ciência e a força produtiva do trabalho social, e do outro lado crescem a distancia entre a acumulação de capital, aumento da miséria e a falta de rendimentos suficientes para a sobrevivência, tendo seus efeitos devastadores em todas as dimensões da na vida sócia.
Antigamente a questão social era vista e tratada como questão moral, religiosa, ligada a natureza desassustada ou patológica dos indivíduos ou grupos sociais. Hoje mais do que nunca é complexa adquire dimensões amplas e profundas.