INSTRUMENTOS E T CNICAS DA ATUA O PROFISSIONAL
POLO DE APOIO PRESENCIAL: GOIÂNIA/GO - UNIEDUCAÇÃO
Serviço Social 5ª Série
Keila Bernardes dos Santos – RA: 413909
Keiliane Corte Monteiro – RA: 413910
Lucilaine Vieira de Godoy – RA: 435842
Marli de Fátima Oliveira – RA: 425264
Sheylla Cristina Cantareli – RA: 411194
Silvia Alves da Silva – RA: 8116733367
ATPS: INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Tutor(a) à distância: Ma Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes
GOIÂNIA – GO
Maio/2015
Instrumentos e técnicas da atuação profissional
O escrupuloso desengajamento dos fenômenos sociais de sua base econômica, o enquadramento dos problemas econômicos em outra ciência, totalmente a pane da sociologia. Com isto por si só se persegue e consegue uma finalidade apologética. A deseconomização da sociologia implica ao mesmo tempo, a sua desistorização, deste modo podem os critérios determinantes da sociedade capitalista. Por mais paradoxal que seja a recuperação de comportamentos éticos-morais e dos vínculos de solidariedade e o clamor dos discursos ideológicos da modernidade (ou da” pós modernidade”, como querem alguns).
A proposta de reforma moral Durkheimiana, de criação de vínculos que garantem uma solidariedade que seja principio diretor da ação dos homens tem sido o principal objetivo das instituições práticas, sociais e profissionais sob o capitalismo.
O entendimento das questões políticas, sobretudo a luta de classes, como um problema de coesão social de vinculação dos indivíduos a valores e normas coletivas, metamorfoseia os aspectos políticos e éticos, cuja responsabilidade passa a ser atribuída à sociedade civil, acrescentando-se ai a necessidade de uma ação social de conteúdo pedagógico, com procedimentos e técnicas racionais e teremos a formula Durkheimiana que tem sido utilizada na despolitização das questões sociais. Contudo o próprio movimento ontológico da realidade gesta uma análise superficial, parece ser um contraponto: de um lado a força ou vontade dos sujeitos