ATPS Instrumentos E T Cnicas Da Atua O Profissional
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
Alunas:
Alessandra Pires De Morais: Ra – 1299734306
Elizenir Alves Espíndula: Ra – 6951494496
Islane Christina B. Alves: Ra – 9978020043
Luciana De Freitas: Ra – 7985697937
Maynara da s. Aragão: Ra – 6791419989
Tânia Priscila M. Machado: Ra – 6791442205
“INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DA ATUAÇÃO PROFISSIONAL”
Leiko Matsui Rodrigues
Anápolis - GO
2015
Introdução
Apresentamos a partir deste trabalho, noções fundamentais dos direitos e benefícios existentes na trajetória da assistência social no decorrer da sua história, os mesmos que garantem uma certa segurança e proteção para os indivíduos que vivem em situações de vulnerabilidade.
Falaremos também sobre o Sistema Único de
Assistência Social, conhecido também como SUAS, que é a gestão da Assistência Social de forma descentralizada e participativa. Os serviços, programas, projetos e benefícios têm como foco prioritário a família e o território como base de organização, que passam a ser definidos pelas funções que desempenham, pelo número de pessoas que deles necessitam e pela complexidade.
A Trajetória Da Assistência Social No Brasil
É impossível compreender a trajetória sócio histórica da política de Assistência social como política pública de proteção e direito social, fora da concepção de questão social, que está fixa na contradição capital x trabalho que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção e de seu processo de complexo no Brasil, mais especificamente no período contemporâneo.
LBA – Legião Brasileira de Assistência
Origem no ano de 1942 devido a mobilização do trabalho civil, para prestação de serviços assistenciais às famílias dos convocados para a II Guerra Mundial. Nasceu sob a inspiração da Primeira Dama, Sra. Darcy Vargas e com o apoio da Federação das Associações Comerciais e da Confederação Nacional da Indústria. Com o fim da guerra, os estatutos da LBA foram reformulados para centrar