ATPS Demonstrações Contábeis Financeiras
CURSO
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS
6º SEMESTRE
TITULO
ATPS – ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
SÃO BERNARDO DO CAMPO
05 DE JUNHO DE 2014
INTRODUÇÃO
Apresentaremos nesta atividade complementar aquilo que nos leva a analisar e tomar conclusões a partir de diversas técnicas que nos permitem avaliar uma empresa, principalmente no que diz respeito a sua rentabilidade, ao seu fluxo de caixa, a sua real permanência em lucratividade e longevidade no mercado.
Observaremos também que a junção das mais variadas técnicas nos permite avaliar com maior precisão o que de fato pode se tomar como medida estratégica dentro de uma empresa, garantindo uma maior precisão dos fatos.
ESTRUTURA E ANÁLISE DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS
Análise Vertical e Horizontal
Uma ferramenta que ajuda identificar, verificar, analisar as demonstrações financeiras verticalmente e horizontal. A análise tem por objetivo determinar a relevância de cada conta em relação a um valor total.
A análise vertical é a técnica mais simples e também a mais completa para análise de Balanço. Ela mede proporções entre valores, ajudando-nos a determinar quais as contas de maior importância e relevância para a análise.
No Balanço Patrimonial calcula-se a participação relativa das contas, tomando-se como base o seu capital total. E já na Demonstração de Resultados, o referencial passa a ser o valor da Receita Operacional Líquida.
Ela é alcançada determinando-se o que cada item da demonstração financeira representa como porcentagem de uma dada base. A base é geralmente o total dos ativos no caso do balanço patrimonial, e vendas líquidas, no caso de demonstração do resultado do exercício. Ela envolve olhar para cima e para baixo nas colunas do balanço patrimonial e fazer comparações. Para demonstrações de resultado do exercício, isto representa estabelecer vendas líquidas de 100% e então