ATPS Instrumentos E T Cnicas Da Atua O Profissional
Centro de Educação à Distância
Polo – Valparaíso
Serviço Social
Política de Seguridade Social
Professora: Maria Elaine Cristina Vaz Vaez Gomes Tutor Presencial: Maria Gabriela do Nascimento
Bruna Maria Moraes Florindo Lima RA: 429651
Jéssica Oliveira do Nascimento Monteiro RA: 429773
Neiva de Andrade Pereira RA: 429843
Valparaíso, 25 de Maio de 2015
INTRODUÇÃO
O trabalho tem como objetivo discutir a relação existente entre o Serviço Social e a instrumentalidade como forma de demonstrar a evolução histórica da profissão, considerando as suas potencialidades e desafios, tanto no processo de formação quanto no exercício profissional cotidiano.
Neste contexto o grupo visualizou alguns instrumentos indispensáveis para o assistente social, que são: visita domiciliar, roteiro de entrevista, relatório, articulação entre a teoria e a pratica, parecer e etc.
Também podemos afirmar que a instrumentalidade no exercício profissional do assistente social é como uma propriedade ou um determinado modo de ser que a profissão adquire no interior das relações sociais, no confronto entre as condições objetivas e subjetivas do exercício profissional.
A INSTRUMENTALIDADE DO SERVIÇO SOCIAL
Para efetivação da pratica alternativa encontra-se tanto na posição dos fins quanto na busca dos meios, claro com o conhecimento teórico para a concretização da pratica, uma ação com consciência e liberdade pautada na ética, e em valores.
Os comportamentos ético-morais se materializam no cotidiano por intermédio das escolhas de valores e implicações ético-politicas da ação profissional.
Por tanto o conhecimento teórico faz o sujeito se responsabilizar por sua ação, que deve ser consciente, intencional e livre no campo ético-politico na busca do meio regulado pelo fim. Pois buscar esse meio requer conhecimento das condições de trabalho, do projeto profissional, dos recursos institucionais, dos