Instrumentos de gestao
Instrumentos de Gestão 2012 / 2013
Docente: Prof. Luis Costa
Indíce:
Introdução
Este trabalho tem como objectivo a defesa do artigo “Será que os meus subordinados estão a levar-me ao fracasso?” escrito por Amin Mawani.
O artigo faz referência aos erros cometidos tanto por gestores como por colaboradores na relação empresarial que leva a falhas e problemas internos na empresa.
Neste trabalho iremos defender o ponto de vista do líder em relação aos seus subordinados.
O problema
Os colaboradores são normalmente vistos como indivíduos bem intencionados e competentes que, se forem geridos decentemente, cumprirão as suas tarefas de uma forma competente.
Ideia esta que está errada uma vez que, por vezes, o problema se encontra nos subordinados e não no líder.
Os subordinados sentem vontade de analisar o líder para determinarem o que terão de fazer para terem sucesso sob o novo regime. Formam impressões da competência, julgamento, justiça, receptividade e interesse do líder, rotulando-o com impressões, que na maior parte dos casos são erradas.
É surpreendentemente fácil a forma como um indivíduo ou um grupo de subordinados vêm um bom líder como mau. Este processo pode começar graças a condições preexistentes ou a desenvolvimentos depois do líder chegar ao cargo. Vamos então identificar o caso em que o líder já chega com rótulos preestabelecidos e o caso em que os subordinados interpretam mal as acções dos seus líderes.
O líder chega com rótulos preestabelecidos
Isto pode acontecer por duas razões, colaboradores demasiado sensíveis ou preconceitos da equipa.
Colaboradores demasiado sensíveis
A forma como certos subordinados foram geridos previamente pode influenciar negativamente a forma como vêm o novo líder. Muitos sentem que nunca lhes deram o devido valor ou culpam o antigo gestor pela sua incapacidade em avançar. Isto pode criar uma sensação de