Instrumento de medida - Experimentação
Instrumento de medida
Por Igor
Professor Alan
I - Objetivos da experiência
Nesse primeiro relatório, o nosso principal objetivo é a criação de um instrumento de medida. Com ele, aprenderemos a trabalhar e operar com algarismos significativos e saberemos na prática o que eles são e para que servem.
II – Aparato utilizado
Para tal, utilizamos uma folha de papel pautada de um caderno universitário. Para comparar suas medidas, no final do experimento, utilizamos uma régua também.
Fizemos um pequeno recorte dessa folha de papel ao longo do comprimento (vertical), com largura (horizontal) de mais ou menos de um a dois dedos de medida.
III – Experimento
Para efeito do nosso objetivo, o nosso experimento se baseou em medir o comprimento e a largura de cada mesa a qual cada aluno trabalhou com o instrumento criado.
Fiz a medição da minha mesa e calculei a área, como é possível ver a seguir na coleta de dados. Chamamos cada instrumento de T, ou seja, a mesa possuiria T comprimento, T largura, e T área.
Foi importante também aferirmos o nosso instrumento. Utilizando a régua, verifiquei que meu instrumento tinha 133 mm.
IV – Coleta de dados e Resultados do Experimento
Na primeira medição, verificou-se que a mesa tinha:
Comprimento
11,2 T
Largura
5,5 T
Área
61,6 T2
Notou-se que, como meu instrumento não era graduado, apenas poderia fazer uma estimativa, porém com bom senso, do que viria depois da vírgula. Chamamos então esses algarismos da primeira casa decimal de duvidosos, pois eram imprecisos. Já os algarismos que estavam antes da vírgula, chamamos de algarismos significativos.
Para aumentarmos o grau de correção do nosso experimento, precisamos aumentar também a precisão do instrumento. Para isso, dividimos ele em dez partes iguais, utilizando como referência outra folha pautada e o método do Teorema de Tales, uma importante ferramenta na determinação de