Concepão indutivista do método científico

1292 palavras 6 páginas
Disciplina de Filosofia

Concepção indutivista do método científico

Índice:

O método científico

O método científico é um conjunto de regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento dito científico, quer seja este um novo conhecimento quer seja este fruto de uma integração, correção (evolução) ou uma expansão da área de abrangência de conhecimentos pré-existentes. Na maioria das disciplinas científicas, consiste em juntar evidências empíricas verificáveis baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica. Para muitos autores o método científico nada mais é do que a lógica aplicada à ciência.
O método científico começou a ser posto em prática no século XVII, com os trabalhos de Galileu, que, usou práticas metodológicas que incorporavam a experimentação e a observação.
A ciência moderna surgiu, assim, em conflito com o aristotelismo escolástico; este, com base na observação comum não submetida a especiais precauções, inferia determinados princípios e, em seguida, recusava o controlo da experimentação, negando quaisquer evidências que contrariassem os princípios estabelecidos.

O método científico é composto pelos seguintes elementos:
Caracterização - Quantificações, observações e medidas.
Hipóteses - Explicações hipotéticas das observações e medidas.
Previsões - Deduções lógicas das hipóteses.
Experimentação - Testes dos três elementos acima.

1
O método Indutivo

O raciocínio indutivo influenciou significativamente o pensamento científico. Com Francis Bacon (1561-1626), o método indutivo passou a ser visto como o método por excelência das ciências naturais. Com o advento do positivismo, a sua importância foi reforçada e passou a ser proposto também como o método mais adequado para a investigação nas

Relacionados