Relatorios
CAMPUS MOSSORÓ
ENGENHARIA CIVIL 2NA
ADRYANNO KARLLOS PAIVA PEREIRA
ANTÔNIA GRAZIELLE CARVALHO DA SILVA
ERISSON XAVIER DA COSTA MAIA
SARA EXTER RODRIGUES GOMES
TALITHA DO RÊGO COSTA
PLANO INCLINADO
MOSSORÓ/RN
2014
ADRYANNO KARLLOS PAIVA PEREIRA
ANTÔNIA GRAZIELLE CARVALHO DA SILVA
ERISSON XAVIER DA COSTA MAIA
SARA EXTER RODRIGUES GOMES
TALITHA DO RÊGO COSTA
ESFERA NA RAMPA
MOSSORÓ
2014
No nosso segundo experimento, utilizamos uma esfera que foi lançada em rampa com uma inclinação grande e com uma parte de área plana, onde após ser jogada a esfera tivemos dois tipos de movimentos, onde o movimento na rampa é uniformemente variado, pois existe aceleração e após a rampa temos o movimento retilíneo uniforme onde a velocidade sofre alteração, porém não há aceleração. Depois da esfera lançada, a força da gravidade faz com que apareça uma componente vertical da velocidade, portanto, sua velocidade será decomposta em componentes: horizontal (eixo x) e vertical (eixo y), assim analisados separadamente.
Exemplo:
Vertical:(Vy) é variável, pois nesta direção atua a aceleração da gravidade, sempre para baixo, que vem da força gravitacional.
Horizontal:(Vx) é constante, pois nenhuma força (desprezando qualquer tipo de resistência) atua sobre o corpo nesta direção.
MOVIMENTO UNIFORMENTE VARIADO
Na primeira rampa, com uma inclinação maior, localizada após a rampa que interliga a praça de alimentação ao bloco D, foi estudado passo a passo todo o experimento.
Observações: Tempo e espaço inicial, iguais à zero; O espaçamento entre uma cerâmica e outra estava desregulado, havendo desníveis e causando assim vários “quiques” da esfera em seu percurso.
Para que obtivéssemos resultados, tiramos algumas medidas dos quais seriam necessário para calcular a Gravidade.
Rampa Bloco D