Meo ARena
Com amplo espaço, o local tem capacidade para receber 20000 espectadores e é o maior espaço de eventos de Portugal, recebendo grandes nomes da música internacional como, Iron Maiden, Guns N Roses, Madonna e Rihanna.
A arquitetura inovadora do Meo Arena foi idealizada pelo arquiteto português Regino Cruz, associado ao gabinete internacional Skidmore, Owings & Merril (SOM).
CONCEITOS BIOCLIMÁTICOS
A estrutura do Meo Arena lembra uma nave espacial e também um caranguejo-ferradura. Com essa mistura de nave com animal marinho, foi idealizada uma estrutura de madeira que suportasse tanto física quando simbologicamente, lembrando os antigos barcos quinhentistas.
A implantação da edificação tem sua fachada virada para o sul, para grande exposição solar durante a estação de inverno e prevenir a incidência direta por meio sombreado no verão. Com a implantação, foi solucionado o racionamento de custos de climatização. Foram inseridas aberturas na cobertura do edifício que viabiliza a ventilação natural da atmosfera interior e garante o arrefecimento durante os eventos.
O espaço interno foi projetado com a intenção de diminuir impacto visual de uma construção de grandes dimensões , contribuir para o uso racional de energia e simplificar a entrada e saída do público.
O piso das salas de competição e espetáculos está a 6,4m abaixo do solo. Possui pé direito amplo e suas entradas e saídas são através de escadas que circundam o exterior da edificação. A cobertura é revestida a chapa de zinco, possuindo sob elas, diversas camadas de isolante (lã mineral) e espaços livres, para que haja refrigeração e circulação de ar.
Os vidros das fachadas possuem proteção por palas, suas dimensões foram analisadas para que o sol incida diretamente apenas no inverno e