Instrumentalidade do ss
1 – Explique com suas palavras o conceito de instrumentalidade.
É a interseção entre a execução de uma ação e o resultado final desta ação. É o que se deve fazer para alcançar a finalidade. Os assistentes sociais ao modificar as condições, os meios e os instrumentos utilizados para alcançar os objetivos, estão dando instrumentalidade as suas ações.
2 – Qual a importância dessa discussão para o serviço social? O serviço social foi inserido na história a partir de o Estado desenvolver o conjunto de medidas econômicas e sociais para tratamento da chamada “questão social”, o que demandou um ramo de especializações e instituições que lhe servissem de instrumentos para alcançar fins econômicos e políticos. Nesse processo, o serviço social se converte em um meio de manutenção da ordem a serviço da burguesia, reproduzindo as relações capitalistas de produção.
Com isso, as intervenções são fragmentadas, imediatas e isoladas, sendo tratadas nas suas expressões e aparências. A utilização de procedimentos burocráticos, administrativos, vinculados ao plano da formalidade institucional e utilizando procedimentos pré-determinados leva o profissional a circunscrever sua prática à vida e dos limites institucionais, ficando o profissional restrito ao atendimento das demandas institucionais. Assim, sua intervenção se limita a adoção de procedimentos formais, legais e burocráticos.
Contudo, o serviço social não pode se restringir a esses procedimentos, pois suas ações e intervenções devem implicar escolhas que passem pelos condutos da razão crítica e das vontades dos sujeitos inscritos nos valores universais (éticos, morais e políticos), conectados ao projeto profissional, onde estão