Suplementos alimentares
Os suplementos alimentares são preparações destinadas a complementar a dieta e fornecer nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, ácidos graxos ou aminoácidos, que podem estar faltando ou não podem ser consumida em quantidade suficiente na dieta de uma pessoa.
Ter uma alimentação equilibrada, com a integração de suplementos alimentares é uma forma de eliminar as carências originadas pelo estilo de vida das sociedades modernas. Os hábitos alimentares ocidentalizados pouco ou quase nunca incluem legumes, frutos e cereais variados. Quando o fazem, os cereais são quase sempre refinados, os frutos frequentemente fora de época e submetidos a frigorífico e longas viagens, muitas vezes amadurecidos artificialmente. Comemos quase todos os alimentos ricos em vitaminas cozidos, desperdiçando a riqueza do alimento fresco. Poucas pessoas têm conhecimento que as substâncias que compõem determinados alimentos, chamados nutracêuticos ou funcionais, podem prevenir e até mesmo tratar de vários tipos de doenças. Deste grupo fazem parte os nutrientes isolados, os suplementos nutricionais e os alimentos enriquecidos, como é o caso dos cereais, sopas, bebidas, iogurtes, etc. O termo nutracêutico vem de “nutri”, nutriente e “cêutico”, de farmacêutico, ou seja, alimentos que nutrem e trazem saúde. É a medicina natural tratando da saúde das pessoas e prevenindo as suas doenças. Segundo Inês Veiga, diretora técnica da Pharma Nord, “a terapêutica nutricional aposta na prevenção das doenças através da adopção de várias atitudes e comportamentos de promoção da Saúde, como é o caso da prática de desporto, adopção de uma alimentação equilibrada e a integração de suplementos alimentares como forma de suprimir as carências originadas pelo atual estilo de vida, caracterizado pelo sedentarismo, alimentação incorreta, stress”.
Os suplementos alimentares para fisiculturismo são usados por praticantes de atividade física, mais comum em praticantes de musculação,