Escrita numérica
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO
FUNDAMENTOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA I
COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL
Joselma Vieira da Silva
Recife, Maio/ 2011
INTRODUÇÃO
Quando se trata de escrever números e compreender as relações existentes entre eles, as crianças deparam-se com algumas dificuldades consideradas importantes para o desenvolvimento na compreensão da escrita numérica, porque é a partir do erro que se aprende e compreende determinados conhecimentos. Na realização deste trabalho procurou-se observar que tipos de erros as crianças pesquisadas cometem nos registros dos números e que tipos de atividades poderiam ajudar na superação das dificuldades encontradas. Constatou-se também que desde muito pequenas, as crianças registram números mesmo sem compreender quais os princípios que determinam o funcionamento da escrita numérica e, à medida que a criança muda de série, esses princípios vão sendo compreendidos aos poucos.
Ao fazer registro de números, as crianças utilizam um esquema lógico que as orientam nesta construção. Para os adultos, alguns esquemas lógicos podem parecer um absurdo ou não ter nenhum tipo de coerência com o sistema de escrita hindu-arábico, mas, a partir do momento que se faz um esforço para analisar o que está oculto na escrita do número, poderá observar-se que existem fundamentos relevantes quando os pequeninos registram um determinado número.
REFERENCIAL TEÓRICO
A escrita numérica faz parte do dia a dia das pessoas. O contato com os números começa muito cedo. É muito comum, quando se pergunta a uma criança muito pequena qual a sua idade, ela levantar os dedinhos indicando a quantidade de anos de vida que tem, embora não