Erros na escrita numérica dos numerais - séries inciais
Daiane A. P. Butcke
UTFPR – Univ. Téc. Federal do Paraná daianebutcke@hotmail.com Milena E. R. de Freitas Carvalho
UTFPR – Univ. Téc. Federal do Paraná
Milena.evelin@hotmail.com
Resumo: Embora a matemática seja uma das ciências mais utilizadas na sociedade moderna, é para a maioria dos indivíduos, um conhecimento de difícil entendimento e aprendizado. Isto é notável nos primeiros anos escolares, devido a fase onde a criança esta em processo de associação com os conhecimentos que possui com os conhecimentos novos que estão sendo adquiridos em sala de aula. Baseando-se nisso foi aplicada nas séries iniciais de ensino fundamental, uma avaliação para verificar como estava a escrita numérica dos alunos. Foi utilizado com método de avaliação o ditado, onde o professor ditava e os alunos escreviam, com isso foi possível verificar como as crianças estavam interpretando os números ditados. Tomando por base essas avaliações verificou-se que há crianças que apesar de terem trabalhado o conteúdo nos respectivos anos, ainda possuem algumas dificuldades para interpretar e escrever os números.
Palavras Chaves: Aprendizado, erro, séries iniciais.
Introdução
Aprender Matemática é matéria considerada por muitas pessoas algo complicado para se compreender. Apesar de ser utilizada pela individuo desde o inicio do mundo, é ainda é vista aos olhos de muitas pessoas principalmente dos alunos como uma vilã.
Preocupado em saber qual a causa que se originavam toda essa dificuldade em aprender,
Piaget desenvolveu uma teoria que explica um dos motivos que levam ao erro, que seria procedimento entre a assimilação e acomodação, para dar conta do processo cognitivo.
Procurou-se, assim, analisar a produção da escrita numérica dos alunos do 2° e
3° ano do ensino fundamental, através de ditados de numerais, buscando diagnosticar como os alunos produzem e interpretam os números.
Conceito matemático e