Instituto de engenharia nuclear
NOME: Ivan Victor Oliveira dos Santos mat:1300351
Unigranrio, 17 de março de 2011
O Ien
O Instituto de Engenharia Nuclear (IEN) é uma unidade da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia.
Foi fundado em 1962 e vem contribuindo para o domínio nacional de tecnologias na área nuclear e correlatas.
Com a diversificação das pesquisas, seguiram-se a aquisição de um gerador de nêutrons, a construção de laboratórios de física, química e materiais nucleares e a organização de um serviço de proteção radiológica. Em 1974 foi instalado um acelerador de partículas de energia variável, o Cíclotron CV-28, dando-se início a novas atividades, entre elas o desenvolvimento de métodos para produção de radionuclídeos. Na década seguinte, o IEN daria início à fabricação de radioisótopos com o uso de aceleradores, pioneira no país, para pesquisa e uso médico.
O que são radiofármacos Radiofármacos são substâncias emissoras de radiação utilizadas na medicina para radioterapia e para exames de diagnóstico por imagem. A produção de radiofármacos pelo IEN reflete a preocupação do Instituto em atender às demandas da sociedade. Essa atividade teve origem com a aquisição, em 1974, do acelerador de partículas Cíclotron CV-28 de energia variável, o que deu início ao desenvolvimento de métodos de produção de radionuclídeos para diferentes aplicações e a produção experimental para uso médico.
Radiofármacos | | | |
O emprego de técnicas nucleares na medicina está em expansão em todo o mundo. Uma nova geração de radioisótopos de meia-vida curta, produzidos em aceleradores de partículas, permite diagnósticos mais precisos e terapias mais eficazes com doses radioativas muito menores para os pacientes e níveis mais baixos de contaminação do ambiente. Em 1998, o Instituto começou a produção em larga escala do radionuclídeo iodo-123