Resenhas
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS – EaD
DISCIPLINA: EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA II – 60H
PROF. FORMADOR: RUY GUILHERME CASTRO DE ALMEIDA
Epistemologia e Historia da Ciência II
Aluno: Dalton Nunes Oliveira
Matricula: 20108319008
Atividade apresentada como requisito de avaliação da disciplina Epistemologia e Historia da Ciência II. Licenciatura em Ciências Naturais Habilitação Física, orientando pelo professor. RUY GUILHERME CASTRO DE ALMEIDA
BELÉM 2011
ATIVIDADE IV
Resenha "O papel dos engenheiros paraenses: do sanear ao nuclear" de Ruy Guilherme Castro de Almeida.
Os engenheiros tiveram um importante papel na modernização ocorrida no Brasil nas ultimas décadas do século XIX, principalmente com a mudança do Império para a República.
Nesse momento os engenheiros se constituíam, assim, numa elite intelectual e científica e se articulavam com a classe dos industriais na “busca de soluções não só relativas aos problemas específicos de suas atividades, mas também relacionadas à modernização brasileira”(Honorato,1996:31). Ou seja, os engenheiros passaram a participar da propagação de um projeto de desenvolvimento nacional, ocupando cargos técnicos estratégicos no aparelho estatal.
Uma visão panorâmica sobre as atividades da engenharia no Pará foi feita pelo jornalista Oswaldo Coimbra. Nesse trabalho, Coimbra abordou a participação dos engenheiros militares, no período de 1799 a 1819, com foco centrado na figura de Antonio Baena.
Destacaremos alguns engenheiros paraenses formados, principalmente, a partir da última metade do século XIX. A maioria era formada pela