Pilula
2008/2009
[pic]
[pic]
5 De Novembro, Ponta Delgada
Índice
Introdução ……………………………………………………………………………………………. Pág. 2
Em que consiste ……………………………………………………………………………………. Pág. 3
Como actua ……………………………………………………………………………………………Pág. 3
Vantagens e desvantagens ………………………………………… …………………………Pág. 4
Esquecimento do consumo …………………………………………………………………… Pág. 4/5
Conclusão ……………………………………………………………………….……………………. Pág.6
Bibliografia …………………………………………………………………………………………… Pág.7
Introdução
No âmbito da disciplina de Biologia, relativamente ao estudo dos Métodos Contraceptivos, foi-nos proposta a realização de um estudo sobre a contracepção hormonal, a Pílula. Este trabalho tem como objectivos:
• Saber em que consiste a pílula • Como actua • Suas Vantagens e desvantagens
Para a realização deste trabalho iremos utilizar como exemplo a Pílula ‘Yasminelle’.
Em que consiste:
A pílula contraceptiva oral combinada, também conhecida como pílula anticoncepcional, ou simplesmente "a pílula", é uma combinação de estrogénio e progestágeno administrada oralmente para inibir a fertilidade normal da mulher. A inibição da fertilidade normal da mulher dá-se devido a um mecanismo de feedback negativo, impedindo a ovulação.
A pílula é utilizada para contracepção, mas também para outros tipos de problemas como a Endometriose, Dismenorreia grave e Síndrome do Ovário Policístico.
Como actua:
A maturação dos folículos necessita de hormonas da hipófise, a FSH e LH. Normalmente surgem vários folículos ováricos em crescimento que, ao aumentarem de tamanho, excretam estrogénios em cada vez maior quantidade que actuam por feedback negativo na hipófise, havendo redução progressiva da libertação de LH e FSH. O maior folículo é activado suficientemente e os menores degeneram. Esse folículo maior