O que é a Pílula
O aparecimento da pílula contracetiva, há mais de 50 anos, proporcionou às mulheres uma autêntica revolução sexual, uma vez que as libertou duma possível gravidez indesejada, separou a reprodução da sexualidade, possibilitou a planificação das suas próprias vidas e de apresentarem um novo papel na sociedade.
O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é um comprimido que tem em sua base a utilização de uma combinação de hormônios, geralmente estrogénio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozóide.
Existem estudos que apontam que a pílula anticoncepcional pode diminuir a incidência de câncer de ovário e de endométrio, doença benigna da mama, o desenvolvimento de cistos ovarianos funcionais, artrite reumatóide, doença inflamatória pélvica (DIP), gravidez ectópica e anemia por deficiência de ferro. A terapia com contraceptivos orais também é utilizada no tratamento contra sangramento irregular ou excessivo, acne, hirsutismo (aumento de pelos em locais não comumente femininos), dismenorreia e endometriose.
Como funciona?
Utilização da pílula combinada
A pílula é tomada diariamente, durante 21, 22 ou 28 dias (dependendo do tipo de pílula). A primeira pílula é tomada no primeiro dia do ciclo, ou seja, no primeiro dia da menstruação. Após estes 21 ou 22 dias, ocorre um semana de intervalo de 7 ou 6 dias, respetivamente, durante o qual aparecerá a menstruação. No caso das pílulas que contêm comprimidos placebo, a menstruação ocorrerá entre os dias 24 e 28. A toma da pílula é reiniciada após o intervalo ou após a toma dos comprimidos placebo. É iniciado um novo ciclo. É importante tomar a pílula todos os dias à mesma hora. A investigação no campo da contraceção permitiu diminuir a dose hormonal e criou novas hormonas e novas formulações, que permitem escolher entre uma administração diária, semanal, mensal ou a