Instituições, retórica e bacharelismo no brasil.
CAMPUS - BOM DESPACHO
CURSO DE DIREITO
ALUNA
SOLANGE BARCELOS DA SILVA
TITULO
INSTITUIÇÕES, RETÓRICA E BACHARELISMO NO BRASIL
BOM DESPACHO
2012
ALUNA
SOLANGE BARCELOS DA SILVA
TITULO DO TRABALHO
INSTITUIÇÕES, RETÓRICA E BACHARELISMO NO BRASIL
Atividade apresentada à disciplina História Do Direito e Direito Romano, ministrada pelo Prof. Fabio Raimundo Gontijo, no 1º período do Curso de Direito – Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho.
BOM DESPACHO
2012
KOZIMA, José Wanderley. Instituições, retórica e o bacharelismo no Brasil. In: WOLKMER, Antonio Carlos (Org). Fundamentos de História do Direito. 3. ed. 2. tir. rev. e ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. Cap. 14, p. 308-326
KOZIMA, José Wanderley, atual presidente da ANAUNI – Associação Nacional dos Advogados da União, Advogado (trabalhista) da AGU --Advocacia Geral Da União.
Já de inicio, o autor esclarece que o tema central desse estudo são as raízes históricas das instituições jurídicas e com enfoque no bacharelismo no Brasil, deixando claro que o Bacharelismo não poderia ser considerado uma instituição, já que se trata “de uso e costume social-político e não de um conjunto coerente de normas reguladoras de determinados fatos sociais.”
Kozima, faz citações de alguns autores como; Sergio Buarque de Holanda, Caio Prado Junior, Gilberto Freire, Raymundo Faoro e Darcy Ribeiro. Nessas citações o autor busca “...elementos para tecer algumas considerações e (reconsiderações) acerca do bacharelismo liberal, como fenômeno típico, não da sociedade brasileira...) E ainda faz uso da referência feita por Afonso Arinos de Meio Franco sobre a dicotomia entre bacharelismo e jurisdicismo. O resultado é “...uma visão panorâmica de alguns aspectos da historia do bacharelismo...”.
Buscando nas raízes portuguesas a hereditariedade do Estado Brasileiro Patrimonialista, onde o rei era proprietário de tudo e o quadro administrativo era formado