instituição da santa ceia
Texto: Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a qum sirvais: se os deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.
Introdução:
Dizer que servimos ao Senhor é muito fácil, porém não é simplesmente isso, pois servir ao Senhor vai muito mais além daquilo que muitos pensam. Josué exigiu do povo uma ratificação do conserto em que envolvia a aliança que Deus fez com Abraão, onde havia promessa do Seu favor a descendência de Israel. Assim Josué os colocou diante de uma decisão, pois a situação em que se encontravam de declínio espiritual não poderia continuar.
Subsidio histórico:
Os deuses a quem o povo tinha uma forte inclinação, já haviam sido derrotados e não seria permitida essa indecisão. Tinham que decidir a escolher naquele dia a quem eles serviriam, ou seja: Deus ou os outros deuses dos cananeus. Josué já tinha feito a sua escolha dando um exemplo de fidelidade a Deus, para que fosse seguido por todos e com isso os ajudar a fazer a escolha certa. Foi dado toda liberdade de escolher ou rejeitar a Deus.
Ponto de ligação:
Diante de tudo que Deus fez por eles e ninguém com discernimento deixariam de escolhê-lo. Diante de tudo o que o Senhor fez e faz por nós é triste dizer que muitos ainda não fizeram a escolha certa, pois quem vem para Cristo e continua expressando a característica do velho homem é por que na realidade não o serve com fidelidade verdadeira. É uma escolha que envolve céu e inferno; envolve vida e morte; envolve o nosso bem-estar; envolve o bem-estar de outros; envolve a nossa família e muito mais.
1. SERVIR A DEUS EXIGE TERMOS TEMOR E SINCERIDADE: Josué 24.14 Agora, pois, temei ao Senhor, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao Senhor.
I Samuel 12.24 Tão-somente temei ao SENHOR, e servi-o fielmente com todo o