RESPIRAÇAO DOS ANIMAIS
Os animais obtém o oxigênio de cinco maneiras distintas:
· Difusão Direta – penetração do oxigênio da água ou do ar, através de membranas celular, para o interior do corpo (esponjas, cnidários, invertebrados inferiores)
· Respiração Cultanea– difusão do oxigênio do ar ou da água, através da parede do corpo fina, para tubos finos que se originam na superfície do corpo e ramifica-se até chegar a todos os órgãos e tecidos interiores.
· Respiração Traqueal – difusão do oxigenio do ar, através de estigmas (espiraculos) ou do oxigenio da água, através de brânqueas traqueais, para um sistema de ductos de ar ou traqueias que conduz até os tecidos.
· Respiração Branquial – difusão do oxigênio da água através de superfícies branquiais, para vasos sanguineos (peixes, anfíbios).
· Respiração Pulmonar – difusão do oxigenio do ar, através da superfície úmida de pulmões para os vasos sanguíneos (mamíferos).
Poríferos - animais sésseis, fixos a um substrato, a água entra por numerosos poros (porócitos) na superfície do seu corpo e após circular na cavidade do átrio ou espongiocele sairá pelo ósculo, que é a abertura no pólo superior. Apresentam respiração aeróbia e o oxigênio penetra na esponja dissolvido na água, Cada célula efetua com o meio trocas gasosas através do processo de difusão direta. Ex.; esponjas
Cnidários - Com apenas duas camadas de células de espessura e em contato direto com a água em que vivem, bem como um metabolismo baixo, pois são animais de vida fixa, eles não possuem aparelho respiratório apresentado assim a difusão simples direta para obtenção de gases para o processo celular. Ex.: água-viva
Plateumitos - Nestes animais a forma achatada proporciona uma relação área/volume elevada, logo as células podem realizar trocas diretamente com o meio por difusão direta. Ex.:planárias
Anelídeos - Neste grupo a resiração é cutânea, as trocas são