RESPIRAT RIO
SISTEMA RESPIRATÓRIO
A respiração, como o termo é geralmente usado, inclui dois processos: respiração externa, a absorção do
O2 e a remoção do CO2 do organismo como um todo; e respiração interna, o intercâmbio gasoso entre as células e seu meio líquido.
O sistema respiratório, nos vertebrados, é formado pelo órgão de trocas gasosas denominado pulmão, e pela bomba que ventila os pulmões. Esta bomba consiste da parede torácica e dos músculos respiratórios
(os quais aumentam e diminuem o tamanho da cavidade torácica). Estes músculos são controlados pelo centro respiratório, localizado no bulbo cerebral.
Em repouso, um homem normal respira 12 a 15 vezes por minuto. São inspirados e expirados 500 ml de ar por respiração, ou 6 a 8 litros/min. Este ar se mistura com o gás do alvéolo e, por difusão simples, o O2 passa ao sangue nos capilares pulmonares ao mesmo tempo que o CO2 passa aos alvéolos. Desta maneira,
250 ml de O2 penetram no organismo por minuto e 200 ml de CO2 são excretados. Traços de outros gases, tais como metano proveniente dos intestinos, podem igualmente ser expirados quando presentes em grandes quantidades no organismo.
Nas outras classes animais existem vários tipos de sistemas respiratórios os quais serão descritos quando falarmos sobre respiração externa.
1) Respiração interna ou celular
A maioria das atividades vitais é realizada com o consumo de energia celular que é obtida através da oxidação de alimentos orgânicos.
A respiração celular pode ser realizada sem a presença de oxigênio livre (fermentação ou respiração anaeróbica) ou na presença de oxigênio (respiração aeróbica). Na respiração aeróbica o processo permite um aproveitamento melhor da energia porque desdobra totalmente os alimentos. Supõe-se que na atmosfera primitiva não havia oxigênio livre e que a fermentação foi o modo pelo qual os heterótrofos primitivos conseguiam energia. Esse processo de respiração é realizado por muitos protistas e plantas.
O músculo humano também pode obter