SISTEMA RESPIRAT RIO
O consumo de oxigênio e a dióxido de carbono ocorrem nas mitocôndrias devido a respiração celular que ocorre aí. Uma vez que uma quantidade de CO2 produz acidez que é tóxica às células, o excesso deve ser eliminado rápida e eficientemente.
Os dois sistemas que suprem oxigênio e eliminam dióxido de carbono são os sistemas cardiovascular (circulatório) e respiratório. Eles participam igualmente na respiração.
O sistema respiratório garante as trocas gasosas, a captação de
O2 e a eliminação de CO2 enquanto o cardiovascular (circulatório) transporta os gases no sangue entre os pulmões e as células.
A falha de ambos os sistemas tem o mesmo efeito no corpo: interrupção da homeostase e morte rápida das células por falta de oxigênio e acúmulo de subprodutos tóxicos.
Além de atuar na troca gasosa, o sistema respiratório também contém receptores para a sensação do olfato, filtra o ar inspirado e produz sons. A troca de gases entre a atmosfera, o sangue e as células é denominada respiração. Três processos básicos estão envolvidos neste processo, a ventilação pulmonar, ou respiração, é a inspiração
(entrada) e expiração (saída) de ar entre a atmosfera e os pulmões.
O segundo processo. a respiração externa (pulmonar.) é a troca de gases entre os pulmões e o sangue: o sangue recebe O2 e libera CO2 .
O terceiro processo, respiração interna (tecidual), é a troca de gases entre o sangue e as células; o sangue fornece O2 e recebe CO2.
RESUMO DAS FUNÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
1
Realiza a troca gasosa captação de 02 para as células do corpo e eliminação do CO2 produzido pelas mesmas
2
Contém receptores para a sensação do olfato, filtra o ar inspirado, produz sons e ajuda a eliminar as impurezas
3
A respiração acorre em três passos básicos: ventilação pulmonar, respiração externa