Instituição aboim ascensão
Rodrigo António Aboim Ascensão nasceu em Faro a 23 de agosto de 1859, filho de Manuel Joaquim Ascensão e de D.Maria da Piedade Mascarenhas de Sá Aboim. Destinado cedo destinado à carreira de armas, o seu espírito inteligente e ilustrado predispunham-no para a bondade mais pacífica.
2. Apresentação do plano: * Assim, quero dar-vos a conhecer um pouco mais desta imponente figura e, também, como surgiu a instituição e como funciona nos dias de hoje.
3. Desenvolvimento: * Rodrigo Aboim Ascensão entrou para a Guarda Fiscal em 1877, em cuja corporação permaneceu até 1900, atingindo o posto de coronel. Era um homem estudioso que para além de ter o Curso de Oficial do Exército, era formado no Curso de Construção e Obras Públicas do Instituto Industrial e Comercial de Lisboa.
No ano imediato ao da passagem à situação de reserva, lançou os alicerces da Associação Protetora da Primeira Infância de Lisboa, à qual estavam anexas uma vasta rede lisboeta de lactários. Rodrigo Aboim Ascensão foi uma pessoa com inúmeras condecorações e foi o comendador da Ordem de Benemerência, comendador da Ordem de Isabel, oficial da Ordem de Sant’Iago da Espada e oficial da Ordem Militar de S.Bento de Avis.
Porém, vem a falecer a 22 de janeiro de 1930, aos 70 anos de idade.
No entanto, Rodrigo Aboim Ascensão deixou vastíssimos legados a instituições de caridade. Um desses legados determinada expressamente a construção de um asilo modelar de proteção à criança na sua cidade natal (Faro). Dessa obra e da fundação se encarregou o tenente-coronel Manuel Aboim Ascensão de Sande e Lemos, na condição de sobrinho, genro e herdeiro, casado com a filha de Rodrigo Aboim Ascensão.
Assim, em 1933 nasceu o Refúgio Aboim Ascensão. Surgiu em primeiro lugar como lactário de apoio a mães solteiras, depois como serviço médico de recém-nascidos e prematuros, a Instituição sofreu alterações ao longo