Memorias do Distrito de Braga
DO DISTRITO DE BRAGA
NAS MEMÓRIAS
PAROQUIAIS
DE 1758
A construção do imaginário minhoto setecentista
Título
As freguesias do Distrito de Braga nas Memórias Paroquiais de 1758.
A construção do imaginário minhoto setecentista
Autor
José Viriato Capela
Edição integrada no Projecto A Descrição do Território Português do Século XVIII, apoiada pela F.C.T. (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e pelo Mestrado de História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea (Universidade do Minho)
Design gráfico
Luís Cristóvam
Composição, impressão e acabamentos
Barbosa & Xavier, Lda. - Artes Gráficas
Braga
Data de saída
Dezembro de 2003
Tiragem
750 exemplares
Depósito legal
202732/03
Apoio
Governo Civil de Braga
Nota Prévia
Publicam-se no presente volume as Memórias Paroquiais de 1758 referentes às freguesias dos concelhos do actual Distrito de Braga. Fica assim ao dispor de um público alargado um número muito significativo de Memórias Paroquiais, textos relativamente aos quais, por razões compreensíveis, tem havido uma geral curiosidade local, mas que se revelam um importantíssimo acerbo documental para o conhecimento mais de perto do Portugal de meados do século XVIII que a investigação científica e historiográfica pode assim utilizar mais largamente.
As Memórias Paroquiais têm vindo a ser publicadas de um modo muito fragmentado e sem critério ou sem critério de conjunto. Entendemos que para atingir e explorar mais profundamente o contributo das Memórias era necessário proceder a um certo agrupamento que por um lado condensasse um volume maior de informações possível de confronto e até de tratamento quantitativo que as respostas conduzidas pelos itens do inquérito permitem, e por outro lado, ganhassem maior pregnância relativamente aos quadros geográficos e administrativos em que as paróquias se inscrevem.
A agregação da edição das Memórias num qualquer quadro não põe problema porque os