Distrito da bela vista - estudo do bixiga
PROJETO E ACESSIBILIDADE I
Relatório de Visita – Bixiga, SP
21.02.2013
O Distrito – Bela Vista
A Bela Vista é um distrito situado na região central da cidade de São Paulo, que abrange os bairros do Morro dos Ingleses e Bixiga (não oficial).
Dentro de seus limites estão localizadas algumas das mais importantes atrações paulistanas – como o lendário bairro do Bixiga, com suas cantinas, teatros e festas populares, e o Museu de Arte de São Paulo. Abriga também a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, referência no ensino de administração de empresas no Brasil.
A Bela Vista apresenta um grande contraste social, tendo famílias de classe média alta no Morro dos Ingleses, nas proximidades da Av. Paulista, e famílias mais pobres na região chamada de Bixiga.
Limites
Norte: Ligação Leste-Oeste.
Leste: Avenida Vinte e Três de Maio.
Sul: Viaduto do Paraíso, Rua do Paraíso.
Sudoeste/Oeste: Avenida Bernardino de Campos, Praça Osvaldo Cruz, Avenida Paulista.
Oeste/Noroeste: Rua Frei Caneca, Rua Avanhandava.
Área 2,6 km²
População (77°) 69.460 hab. (2010)
Densidade 220,02 hab./ha
Renda média R$ 2.435,70
IDH 0,940 - muito elevado (12°)
Subprefeitura Sé
Região Administrativa Centro
Área Geográfica Centro Expandido
Contexto Histórico – Bixiga
O Bixiga é entendido como um dos mais tradicionais bairros da cidade de São Paulo, embora na divisão administrativa da cidade ele não exista oficialmente como tal. Corresponde aproximadamente à região localizada entre as ruas Major Diogo, Avenida Nove de Julho, Rua Sílvia e Avenida Brigadeiro Luís Antônio, no distrito da Bela Vista, embora sua delimitação possa ser motivo de polêmica dependendo da fonte.
Formado por imigrantes italianos, ganhou importância histórica e turística na capital paulista. A tradição e a religiosidade italianas, que são fortemente mantidas e as inúmeras cantinas existentes no bairro são grandes