Jabaquara
Linha Azul do Metrô
A Linha 1-Azul do Metrô de São Paulo, no Brasil, compreende o trecho definido pelas estações Tucuruvi e Jabaquara. Esta foi a primeira linha construída pelo Metrô, iniciada no final da década de 1960 e inaugurada do começo dos anos 1970. Esta foi também a primeira linha de metropolitano a ser construída no Brasil.
Primeiro Trecho
Denominada originalmente Linha Norte-Sul, a Linha 1 do Metrô de São Paulo começou a ser construída em 14 de dezembro de 1968. Sua operação comercial começou no dia 14 de setembro de 1974, com os trens circulando nos seus primeiros sete quilômetros, entre as estações Jabaquara e Vila Mariana. Nesse primeiro trecho, o atendimento ao público era das 10 às 15 horas.
No dia 1 de março de 1975, a Linha 1-Azul do Metrô chegou ao centro da cidade, com a inauguração do seu segundo trecho: Vila Mariana - Liberdade. No segundo semestre do mesmo ano (26 de setembro), foi inaugurado o terceiro trecho: Liberdade - Santana (ainda sem a estação da Sé). Assim, a linha passou a operar seu trajeto completo, do Jabaquara a Santana, operando comercialmente das 6h00 às 20h30. Estava pronta a primeira linha de metrô paulistana, com 16,7 km de extensão e 20 estações.
Em 17 de fevereiro de 1978, foi inaugurada a estação Sé, a maior do sistema metroviário de São Paulo
Características das estações
Linha elevada entre Parada Inglesa e Armênia (exceto Jardim São Paulo) e subterrânea entre Tiradentes e Jabaquara. A estação Tucuruvi é semienterrada com a entrada da estação em superfície.
As estações Jardim São Paulo, Tiradentes e Ana Rosa possuem plataforma central, as estações Luz e Sé possuem plataformas laterais e central e as estações São Bento e Paraíso possuem plataformas laterais sobrepostas. As demais estações possuem plataformas laterais.
Datas importantes * 14 de dezembro de 1968: Início das obras da Linha 1-Azul, de Santana a Jabaquara. * 14 de setembro de 1974: Jabaquara