Bexiga
ANÁLISE DO BAIRRO
Bexiga
Isabela Velozo
Isadora Castelli
São Paulo
Setembro/2013
Bexiga
São Paulo
Setembro/2013
SUMÁRIO
1. Histórico
2. Topografia e Tipologia
3. A Área
4. Atrativos do Bairro
5. Relatório de Visita
6. Relatório Fotográfico
HISTÓRICO
O antigo bairro do Bexiga, assim chamado a partir de 1.792, se compunha do Largo do Bexiga, que em 1.865 passou a chamar-se Largo Riachuelo (hoje é a Praça das Bandeiras) e do Largo do Piques, hoje Largo da Memória.
Nascido do loteamento de parte da Chácara do Bexiga, o novo bairro foi solenemente inaugurado em primeiro de outubro de 1.878. Os lotes de terreno eram pequenos, baratos e localizavam-se próximo ao centro. Por isso as pessoas que mais se interessaram foram os imigrantes italianos, gente pobre e recém-chegada ao Brasil, a maior parte deles vindos da Calábria.
Tratava-se de um fenômeno urbanístico novo, que nada tinha em comum com o antigo Largo do Bexiga, onde se achava a Estalagem do Bexiga e, menos ainda, com a Chácara do Bexiga, que, na sua maior parte, era mata fechada.
O novo bairro resguardou a cultura italiana, influenciada pela cultura de outras nacionalidades e principalmente negra, pois os negros aquilombados na Chácara do Bexiga, libertos dez anos mais tarde, e seus descendentes permaneceram na região principalmente no "chamado baixo Bexiga", junto à hoje Pça 14 Bis. Tornou-se um bairro típico, sendo considerado por estudiosos como símbolo da cultura paulistana.
A Bela Vista, um dos bairros mais antigos e tradicionais da cidade de São Paulo, abrange hoje uma extensa área urbana situada entre o centro e a região da Avenida Paulista, limitada no sentido leste-oeste pelos eixos das avenidas Vinte e Três de Maio e Nove de Julho. O núcleo original do bairro, conhecido